quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CIRURGIA DE VARIZES

OLÁ FLORZINHA! TUDO BEM? EU AGORA POSSO DIZER QUE ESTOU BEM... TIVE QUE PASSAR POR UMA CIRURGIA DE VARIZES E VIM CONTAR COMO FOI, ESPERO ASSIM PODER AJUDAR ALGUÉM, ESCLARECENDO ALGUMA DÚVIDA SE TIVER!
EU QUERIA NA VERDADE FAZER APENAS APLICAÇÃO PARA TIRAR UNS "VAZINHOS " QUE ME INCOMODAVAM EM QUESTÃO DA ESTÉTICA, MAS APÓS FAZER OS EXAMES DE ULTRA-SONOGRAFIA COM DOPPLER VENOSO, A DOUTORA DISSE QUE TERIA QUE PASSAR POR UMA CIRURGIA PARA TIRAR ALGUMAS VARIZES, QUE PROVOCAVAM COCEIRA, QUEIMAÇÃO NO MEU PERÍODO MENSTRUAL, CANSAÇO E SENSAÇÃO DE PESO NAS PERNAS, E O PIOR QUE SEMPRE FICAVAM DORMENTES, DEVIDO A TANO DESCONFORTO TOMEI CORAGEM E RESOLVI PASSAR PELA CIRURGIA. SÓ UM DETALHE FLORZINHA... TENHO 22 ANINHOS APENAS, MAS JÁ SOFRO COM VARIZES POR QUESTÃO DE GENÉTICA, MINHA MÃE, VÓ ENTRE OUTROS FAMILIARES SOFREM COM ESSE MESMO PROBLEMA, E EUZINHA TIVE A MESMA SORTE..RSSS!
OS EXAMES QUE FIZ FORAM: ULTRA-SONOGRAFIA COM DOPPLER VENOSO COMPLETO DE AMBOS OS MEMBROS INFERIORES, RX DO TÓRAX, ELETROCARDIOGRAMA, E EXAMES DE SANGUE.

NA VÉSPERA DA CIRURGIA DE VARIZES TIVE QUE DEPILAR TODA ÁREA GENITAL E TODA REGIÃO DAS PERNAS, TIVE QUE FAZER UM JEJUM COMPLETO SEM ÁGUA E SEM NADA POR 10 HORAS.

NO DIA DA INTERNAÇÃO TIVE QUE LEVAR TODOS OS EXAMES, LEVEI UM VESTIDO LONGO POIS COM A PERNA ENFAIXADA NÃO DÁ PRA COLOCAR OUTRO TIPO DE ROUPA A NÃO SER SAIA OU VESTIDO NÉ?!
NO APARTAMENTO DO HOSPITAL SÃO CAMILO  DA POMPÉIA, ONDE OPEREI, TIVE QUE COLOCAR CALCINHA DESCARTÁVEL, UMA PROTEÇÃO PROS PÉS, TOUCA NA CABEÇA E UM AVENTAL... AFF FIQUEI LINDA! RSSS.
FIQUEI DEITADA ESPERANDO A DOUTORA MARCAR A PERNA, E O ANESTESISTA FAZER AS AVALIAÇÕES PARA VER QUAL ANESTESIA SERIA MELHOR PARA MIM.
NO MOMENTO DA OPERAÇÃO, ME ENCAMINHARAM PRA SALA CIRÚRGICA, APLICARAM A ANESTESIA E EU APAGUEI, QUANDO EU ACORDEI JÁ TINHA SE PASSADO 2 HORAS, E JÁ ESTAVAM ENFAIXANDO MINHAS PERNAS. APOS A CIRURGIA ME LEVARAM PARA UM QUARTO ONDE FICARAM ME OBSERVANDO POR MAIS 2 HORAS E MEIA, ESTAVA COM FOME, NÃO SENTIA MINHAS PERNAS (UMA SENSAÇÃO HORRÍVEL), ATÉ QUE RESOLVERAM ME LEVAR PRO APARTAMENTO, MEU MARIDO ESTAVA LÁ ME ESPERANDO ANSIOSO PRA SABER COMO EU ESTAVA, O EFEITO DA ANESTESIA FOI PASSANDO E A DOR FOI SURGINDO, ME TROUXERAM COMIDA E SUCO. A LUTA FOI NA HORA DE URINAR, SENTI MUITA QUEIMAÇÃO, POIS NA HORA DA CIRURGIA ME COLOCARAM UMA SONDA!
OPEREI NA SEXTA FEIRA, E NO SÁBADO VOLTEI PRA CASA COM A PERNA ENFAIXADA, SENTI DOR NAS PERNAS NOS 3 PRIMEIROS DIAS.






NO DOMINGO TIREI A FAIXA:

                                                                ATRÁS


NA FRENTE

OS HEMATOMAS COMEÇARAM A APARECER 1 SEMANA DEPOIS, USEI UM GEL HIRUDÓIDE NOS 10 PRIMEIROS DIAS 2 VEZES AO DIA, E AGORA ESTOU USANDO A POMADA DE ARNICA, DEVE USAR ATÉ SAIR TODOS OS HEMATOMAS,QUE DEMORA EM TORNO DE 1 MÊS A DOIS NO MÁXIMO.

É MUITO IMPORTANTE NOS 3 PRIMEIROS DIAS CAMINHAR 10 MIN A CADA HORA, POIS EVITA DE DAR TROMBOSE. DEPOIS DESSES 3 DIAS CAMINHAR 30 MIN A CADA HORA, CASO SENTISSE MUITA DOR A MÉDICA RECEITOU NOVALGINA GOTAS, OU DIPIRONA.

RETORNEI A MÉDICA 10 DIAS APÓS A CIRURGIA, ELA FALOU QUE JÁ POSSO RETOMAR AS  ATIVIDADES NORMAIS, SÓ QUE CONSTATOU UNS NÓDULOS, QUE DOÍAM MUITO QUANDO EU ANDAVA, POIS ERA PERTO DO TORNOZELO, PARA ELES SE DESFAZEREM É NECESSÁRIO FAZER COMPRESSA DE ÁGUA MORNA E DRENAGEM LINFÁTICA NAS PERNAS 2 VEZES POR SEMANA!  E LEMBRANDO QUE NÃO PODE TOMAR SOL NAS PERNAS POR 3 MESES!


15 DIAS APÓS A CIRURGIA, AINDA ESTA UM POUCO ROXA, MAS EM BREVE FICARÁ BRANQUINHA DE NOVO...



DEVO USAR DIARIAMENTE UMA MEIA ELÁSTICA DE MÉDIA COMPRESSÃO 3/4



BEIJOS FLORZINHA... ESPERO TER AJUDADO! DEUS ABENÇOE!

Um comentário:

  1. Olá, Boa tarde. Me chamo Anne e fiz uma cirurgia de varizes a 2 semanas atrás. Depois de uma semana da cirurgia, senti que meu joelho adormeceu um pouco. Será q isso é normal? Vc sentiu dormencia em alguma parte da sua perna? Obg, Anne.

    ResponderExcluir